vice-Governador João Leão

Últimos artigos do  Bahia Noticia 360

Leia o que há de novo nesta semana

Acontecerá no Município de Presidente Tancredo Neves a 2ª conferência Regional do Meio Ambiente que contará com a participação dos municípios que compõem o Consórcio CIAPRA: Tancredo Neves, Teolândia, Wenceslau Guimarães, Gandu, Piraí do Norte, Valença, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá, Igrapiúna, Camamu e Ibirapitanga.

Uma dezena de empresários da região do baixo sul da Bahia e de Camamu estão buscando documentar seus imóveis seus empreendimentos e se depara com a burocracia da titular responsável do cartório de Notas e de Registro de Imóveis de Camamu.

O Sistema Estadual de Informações Ambientais da Bahia (SEIA) foi criado pela Lei Estadual de Meio Ambiente N° 7.799/01 e reestruturado com base no Decreto N° 11.235/08, que regulamenta a Política de Meio Ambiente e de Proteção à Biodiversidade do Estado da Bahia, instituída pela Lei nº 10.431, de 20 de dezembro de 2006. Portanto é necessario diz...

Cenário 2020: Grupo da oposição realiza reunião em Ituberá

Liderança política reuniram  para vencer as próximas eleições em 2020. 

Por: Ricardo Pereira
Enquanto a prefeita de Ituberá, Iramar Costa, permanece caladinha na moita, sem diz quem ela vai indicar para sucessor (a), a liderança começam se organizar para prefeito. Es a pergunta, Iramar vai apoiar Neto Baé? até mesmo Fernanda para a próxima eleição? mais isso é uma interrogação.
Por conta da sua indecisão a coisa vai muito bem para oposição, conforme pesquisas realiza este mês e enquetes realiza pelo portal Ituberá Notícia um candidato pode vencer as eleições com mais 70% votos, os candidatos que Iramar apoia, por exemplo Neto Baé chegou a 30%, Fernanda Lemos, pontou 18% e Guto 2%. Quem será o candidato da prefeita? A oposição se manifestou e já apresentou três nomes a candidato para disputar, mais é pré-maturo consolidar uma candidatura neste momento, agora a decisão da oposição e quem estiver mais forte será o candidato da oposição, segundo alguns líderes, não temos ainda o nome a candidato, sem vaidades vamos decidir juntos, a população que vai escolher seu líder politico.

Fica evidente nesta foto que Zito Abreu, Reges e Marcelo Viana, Amilton pode junta-se no futuro e decidir formar uma única chapa forte.
Reges vem liderando todas as pesquisas ficou em segundo lugar na última eleição, ele tem o apoio forte de dezenas de líder da cidade, como o exemplo o Empresário Jan Pryl, Marcelo é um empresário de sucesso se apresenta também como candidato. Agora é importante ressaltar que O atual governo segundo populares na redes sociais está um caos, impulsionou a violência e desempregos na cidade,  agora ela pousa tirando fonte com dezenas de jovens que vai dá o primeiro voto, usando eles com massa de manobra para obter voto.
Portanto esta gestão já provou que é incompetente, fizeram aproximadamente 2 mil jovens irem embora da cidade e não promove nada que venha tirar este jovens desta situação, quase 07 anos de governo da atual gestão de Ituberá que está mergulhada em uma grande crise financeira, sendo assim os jovens de Ituberá deve pensar o quem vai votar em 2020 para melhor a cidade a vida das pessoas.

Praias de Morro são atingidas por manchas de óleo

Turismo em 2019 terá uma queda drástica. 

Por: Ricardo Pereira 

Praias do Morro de São Paulo foram atingidas pelas manchas de óleo nesta terça-feira (22). Segundo a Prefeitura de Cairu, as praias mais afetadas foram a Segunda e a Terceira.

Em nota, a gestão municipal informou que "equipes das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Sustentável e Especial do Morro que estavam de prontidão, acompanhados por voluntários, desde as primeiras horas realizam o processo de remoção do material. A empresa responsável pela limpeza pública também se encontra no local auxiliando".

Fragmentos de manchas de óleo também foram encontradas na praia da Cueira, em Boipeba, e na Ponta do Quadro, em Garapuá. Conforme a prefeitura, o processo de limpeza está sendo realizado por equipes da Prefeitura e voluntários.

A nota ainda informa que "equipes do GAA (Grupo de Avaliação e Acompanhamento), formado por Marinha do Brasil, IBAMA, INEMA e ANP (Agência Nacional de Petróleo) chegarão ao município hoje para mensurar os danos causados".

Ao encontrar manchas de óleo nas praias de Cairu, o morador ou turista deve entrar em contato imediatamente com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável através do telefone (75)3652-1064.

fonte: Atualiza Bahia

Governo antecipará seguro-defeso para pescadores atingidos por óleo, diz ministra

O benefício começaria a ser pago em novembro para pescadores de áreas atingidas no Nordeste 


A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, anunciou que o governo vai antecipar para este mês o pagamento do seguro-defeso a pescadores de áreas atingidas com o derramamento de óleo no litoral do Nordeste. O benefício começaria a ser pago em novembro e, de acordo com a ministra, será adiantado para colônias de pescadores que comprovarem o impacto com o vazamento de petróleo.

A ministra afirmou que o governo vai monitorar a situação e, se necessário, poderá estender o pagamento do seguro no ano que vem "É uma antecipação e depois a gente vai ter que monitorar porque isso não é 'liberou geral'. Onde tem problema o governo vai entrar fazendo essa antecipação", afirmou Tereza Cristina após uma reunião com senadores do Nordeste, que pediram a liberação do recurso.

O benefício garante ao pescador artesanal um salário mínimo por mês durante o período de proibição da atividade de pesca - o chamado defeso.

Para que o pagamento seja adiantado, os governos estaduais precisarão informar ao Ministério da Agricultura a relação de comunidades atingidas.

A pasta então, em cruzamento de dados com o Ministério do Meio Ambiente, vai pedir ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o pagamento antecipado "imediatamente", de acordo com a ministra.

A titular da Agricultura afirmou que não é possível, no momento, saber o impacto econômico do vazamento de petróleo nas praias do Nordeste e nem o custo da antecipação do seguro-defeso nas contas do governo.

DEBATE SOBRE O CACAU E A MANUTENÇÃO DA CEPLAC GANHA FORÇA NO SENADO

Prefeitos, Senadores e representantes da Ceplac e da Amurc. O presidente do Consórcio Intermunicipal da APA do Pratigi - Ciapra e prefeito de Igrapiúna, Leandro Ramos, destacou que o debate foi muito importante para mostrar a força da cultura na região, que está presente em mais de 100 municípios da Bahia. Dessa forma, o prefeito Leonardo Barbosa (Leo de Neco), de Gandu, ressaltou "a importância dessa articulação política, imbuída com os técnicos da Ceplac para juntos unir esforços, para que fortaleça a economia cacaueira".

O Senador Acir Gurgacz (RO), relator da PL 4.107/2019, que institui a Política Nacional de Incentivo à produção de Cacau de Qualidade, destacou que a Ceplac é necessária para que manter e aumentar a produção de cacau no Brasil. "Eu não vejo como o Brasil ficar sem a Ceplac, pois é fundamental para o futuro do cacau no país", declarou o parlamentar, que aceitou o convite da comitiva baiana, de visitar a Ceplac no Sul da Bahia, e se comprometeu em solicitar junto a Ministra da Agricultura, uma audiência pública na região, visando ampliar as discussões.

Nesse sentido, o presidente da Amurc e prefeito de Firmino Alves, Aurelino Cunha, comemorou a inciativa do Senador, tendo em vista que a entidade defende uma maior participação de representantes da cacauicultura e da sociedade civil no debate. "Uma audiência pública em nossa região será uma oportunidade muito grande para que as repartições, a sociedade civil e os municípios participem e possa criar uma condição de sugerir as mudanças estruturantes que a Ceplac precisa".

A audiência ainda contou com a presença do diretor geral da Ceplac, Guilherme Galvão e do geneticista da Ceplac, Wilson Melo, que apresentou as pesquisas em desenvolvimento da instituição, em especial o estudo da monilíase, principal doença do cacau a nível mundial, com trabalhos realizados com clones resistentes, antecipando futuros prejuízos a lavoura, reafirmando a importância da pesquisa e extensão conjunta a serviço dos produtores.


Fonte: AMURC
Fonte:  https://mla.bs/4f7e77da

Vereadores da região vendendo ilusão para categoria.


Hoje (08), pela manhã a Câmara Municipal de Ituberá recebeu os condutores de transporte alternativo que trabalham na linha Ituberá, Igrapiúna e Camamu.

Entrou em vigor no último sábado (5) a Lei nº 13.855, de 2019, que considera infração gravíssima o transporte "pirata" de passageiros, incluindo o de estudantes. Publicada no Diário Oficial da União de 8 de julho, a norma altera o Código de Trânsito Brasileiro, tornando mais rigorosas as penalidades aplicadas aos motoristas flagrados transportando passageiros mediante remuneração, sem terem a autorização para fazê-lo.

A reunião foi solicitada pelos condutores e teve como objetivo buscar apoio para a regularização do serviço.

Serão realizadas audiências com os órgãos competentes para que se encaminhe medidas para regularização.

Além de vereadores de Ituberá, Camamu e Igrapiúna Também participou da reunião, Leandro Ramos, presidente do Consórcio Ciapra - Baixo sul.

Câmara Municipal de Ituberá - A Casa do Povo!


Notícia

Acontecerá no Município de Presidente Tancredo Neves a 2ª conferência Regional do Meio Ambiente que contará com a participação dos municípios que compõem o Consórcio CIAPRA: Tancredo Neves, Teolândia, Wenceslau Guimarães, Gandu, Piraí do Norte, Valença, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá, Igrapiúna, Camamu e Ibirapitanga.

Uma dezena de empresários da região do baixo sul da Bahia e de Camamu estão buscando documentar seus imóveis seus empreendimentos e se depara com a burocracia da titular responsável do cartório de Notas e de Registro de Imóveis de Camamu.

O Sistema Estadual de Informações Ambientais da Bahia (SEIA) foi criado pela Lei Estadual de Meio Ambiente N° 7.799/01 e reestruturado com base no Decreto N° 11.235/08, que regulamenta a Política de Meio Ambiente e de Proteção à Biodiversidade do Estado da Bahia, instituída pela Lei nº 10.431, de 20 de dezembro de 2006. Portanto é necessario diz...